09 de novembro de 2019 – primeira aula de Análise do Caráter III

A maior obra clínica de Reich é o livro Análise do Caráter, que é dividido em três partes; a primeira edição contava com as duas primeiras, enquanto que a terceira foi adicionada posteriormente, assim como alguns comentários e notas de rodapé. O livro é basicamente uma coletânea de artigos que Reich apresentou em diversas conferências, reunidos e modificados para formar um todo coerente sobre a sua técnica psicanalítica, a Análise do Caráter. Seguindo a dinâmica do próprio livro, no IFP existem três cursos sobre o livro, cada um teoricamente lidando com uma das partes dele; Continue reading

09 de novembro de 2019 – primeira aula de Vegetoterapia II

Esse curso foi ministrado pela Denise Dessaune, a única coordenadora com quem eu ainda não tinha tido contato até então (embora ainda não tivesse tido aula também com o Henrique, já tinha contato com ele nas supervisões do CAP). Ela iniciou apresentando o curso como um trabalho sobre a intervenção na couraça muscular, que Reich inicia com a percepção de que apenas o apontamento (através de indicação ou repetição) das atitudes do paciente não era suficiente para tornar consciente essas atitudes de defesa, devido à existência de uma rigidez que não se afrouxava, de onde vem as intervenções diretamente no corpo do paciente, no que Reich denomina “couraça muscular”, que seria um par da “couraça caracterológica”, ambas caminhando juntas no modo de ser da pessoa. Segundo a Denise, é fundamental que o terapeuta reichiano tenha muita atenção a todos os movimentos e sutilizas com que o paciente se apresenta durante a sessão de análise. Continue reading

08 de novembro de 2019 – Primeira aula de Clínica Psicorporal das Psicoses e dos Transtornos Mentais

Esse foi o primeiro curso oferecido na sexta-feira neste tempo que estou na formação; para mim isso é excelente, pois dificilmente tenho coisas para fazer na sexta-feira à noite, geralmente inclusive tenho ido para a casa do Wilian (um amigo que mora na Lapa e me abriga nos finais de semana de formação) já na sexta-feira. Esse curso também me interessou bastante pela sua temática, pois os dois cursos livres que fiz até então foram de técnicas corporais, e muito peso da formação, até então, é colocado nesse tipo de coisa; eu procuro entender a presença do corpo na clínica reichiana mais por um viés de compreensão de que corpo e mente são uma unidade funcional do que nessa perspectiva de “temos que agir diretamente sobre o corpo”. Pensar e problematizar a psicose também me é muito interessante pois a tradição psicanalítica, na qual a Análise do Caráter se encaixa, é muito focada na neurose, então acaba que temos pouco material para pensar e trabalhar com a psicose. Esses fatores me levaram a escolher esse curso livre ao invés do único outro que foi oferecido nesse semestre, Oficina do Corpo V. Continue reading